Cetrel
História:
Criada com a atribuição inicial de tratar os efluentes líquidos e dispor os resíduos sólidos gerados pelas indústrias do Pólo, a Cetrel foi ampliando gradativamente seu escopo de atividades e hoje atua em todos os campos da engenharia ambiental, sendo a empresa mais completa do país em sua área de atuação.
Hoje, a Cetrel trata os efluentes líquidos gerados pelo Pólo, processa os resíduos sólidos em aterros industriais especiais, incinera resíduos líquidos organoclorados e resíduos sólidos perigosos, faz o monitoramento ambiental do ar, da água subterrânea, dos rios, do mar e da fauna na área de influência das atividades do Pólo Industrial de Camaçari, além de desenvolver uma ação consistente na área de responsabilidade social, através do Programa de Educação Ambiental e do Programa de Estudo e Preservação da Fauna.
Sempre buscando o aprimoramento contínuo de seu desempenho operacional e empresarial, a Cetrel é pioneira no Brasil na adoção do conceito de desenvolvimento sustentável. Foi a segunda empresa brasileira e a primeira do mundo em sua área de atividades a se certificar pela norma internacional ISO 14001, em 1996.
Três anos depois, em 1999, a Cetrel conquistava o Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ, tendo sido a primeira empresa do Nordeste a obter essa distinção, a mais importante do país na área de gestão empresarial. De lá para cá, a Empresa não parou de investir no aprimoramento contínuo dos seus mecanismos de gestão. Hoje, o Sistema Integrado de Gestão da Cetrel inclui, além da ISO 14001, as normas ISO 9001 (Qualidade), OHSAS 18001 (Segurança, Higiene e Saúde Ocupacional) e SA 8000 (Responsabilidade Social).
Tratamento de Efluentes:
Utiliza a tecnologia de Lodos Ativados, tendo uma capacidade de processamento de 144.000 m3/dia, com uma carga orgânica equivalente a uma cidade de três milhões de habitantes. O desempenho operacional da ETE é equivalente aos mais avançados sistemas do mundo, com eficiência de remoção de DBO acima de 95% e eficiência de remoção de DQO acima de 75%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário